Por: ÍRIS MENDES
Fotos: Joilson Bruno
O Grupo EAVA FÊNIX, fundado e dirigido há 15 anos pela professora, atriz e dramaturga, Erika A. V. de Almeida surpreende e presenteia a cidade com a performance de O MENESTREL (atribuída a Shakespeare) e CLAMORES (da própria Erika Almeida), em um espetáculo que concilia o tradicional e o popular.
Jeverson Brito |
A desenvoltura e a capacidade de confeccionar figurinos que o grupo tem, permite-lhe, perfeitamente, realizar a montagem de uma das comédias do autor inglês. Assim EAVA Fênix dá sua contribuição singular e decisiva para a evolução do teatro em Caxias-Ma, sublimando o nível das produções.
Adrielle Santos |
A montagem apresenta poesia, música, dança, filosofia, utilizando linguagem diversificada e tecnologia associadas à leveza e singeleza das exibições circenses.
Ao articular,
no mesmo espetáculo, a declamação do clássico texto Menestrel com poemas de poetas
contemporâneos caxienses em Clamores, sequenciando a
apresentação com o objetivo de valorizar e homenagear os escritores locais, o
que pode sofrer variações a cada número para inclusão de textos e autores
diferentes, o grupo também tem como
resultado a mesclagem de contextos culturais diferentes.
A julgar pelo
figurino e maquiagem utilizados, percebe-se que a performance inspira-se na
Comédia Dell'arte (Arlequim, Pierrot e Colombina). Essas figuras carnavalescas
tradicionais não apenas lembram como, do ponto de vista do expectador, conciliam-se perfeitamente com o clown; percepção correta, pois esse arquétipo
teve nelas sua origem. Isso reforça o caráter, a um só tempo, tradicional
e popular da peça.
Bárbara Sena |
A exploração do
clown (termo da língua inglesa usado
para designar a figura do palhaço) e, por conseguinte, a impressão de um
caráter circense garantem versatilidade
quanto ao público alvo, pois não impõe classificação de faixa etária. Esse
recurso clássico foi bastante utilizado pelo teatro shekespeareano.
O arquétipo do
clown, personagem ingênuo,
profundamente apaixonado e sagaz, que faz o público rir, é ideal para que se trate de temas sérios e
profundos com leveza,
lirismo, poesia e
beleza, explorando os limites do onírico; o que não ficaria tão bem e tão interessante se expressado por outro
personagem.
Ludimila Araújo |
Na apresentação os atores descem do palco e realizando a comunicação direta com o público, o que é corriqueiro, simples, mas rico e eficiente.
Considero que a exibição realizada na praça de alimentação do Caxias Shopping no dia 28 de julho de 2017, constitui também o que os artistas contemporâneos denominam "intervenção urbana", que utiliza a linguagem das cidades, tendo a intenção de "ir onde o povo está".
Erika Almeida e João Victhor Veras |
Com a performance atualmente em cartaz, EAVA FÊNIX chega à maturidade e desenvolve plenamente o teatro em Caxias.
Esse tipo de performance que tem essa "pegada" circense, não tem classificação de faixa etária, o que é bem interessante, pois se aplica a todos os públicos.
Sthefanny Almeida, Vinny Oliver, Bárbara Sena, Geraldo Vilanova Neto |
E é um recurso clássico utilizado nas comédias de Shakespeare.
Grupo Teatral EAVA Fênix com os escritores Íris Mendes e Carvalho Júnior |
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