domingo, 17 de novembro de 2013

Erika AV de Almeida apresentará três espetáculos teatrais diferentes neste fim de ano.



Mylenna Arrais(Afrodite), Yvone Beleza (Artemis) e Gustavo Lebre (Baco/Dionísio)

       
     Erika AV de Almeida está ensaiando três espetáculos teatrais ao mesmo tempo.

        Como professora de Artes Cênicas do CEFA - Centro Educacional Facema, ela está ensaiando o "Pequeno Auto de Natal" que acontecerá nesse dia 20 de novembro. "É uma corrida contra o tempo." - diz ela. "Estou retornando agora para o CEFA devido minha cirurgia, só teve 01 ensaio por núcleo com os alunos e terei um só ensaio completo no dia 18/11 para apresentar o espetáculo no dia 20/11."
Alunos do CEFA ensaiando o coral que cantará "Noite Feliz"


 Já como professora de Língua Portuguesa da UIM Marinalva Soares Guimarães, ela utilizou o teatro para auxiliar no trabalho de leitura e produção textual dos alunos.

O que começou com uma aula sobre texto dramático, despertou nos estudantes o gosto pela leitura e eles passaram a compor suas próprias produções textuais.

Hoje eles ensaiam um espetáculo que será apresentado no dia 7 de dezembro no auditório da própria escola.

"Há muito o que fazer ainda." - comenta a professora  - "Mas o primeiro passo foi dado. Assim que cheguei aqui, produzir um texto de dez linhas era algo dificílimo para eles. Hoje, quarenta linhas ficou pouco. Eles produzem seus próprios textos dramáticos e os apresentam. É uma vitória".

A professora tem o apoio da Direção e da Coordenação na escola que perceberam a melhora nos alunos.

O espetáculo que Erika AV de Almeida ensaia na UIM Marinalva Soares Guimarães tem a participação especial de João Victhor Veras e Carlos Eduardo Mesquita (ambos atores do EAVA Fênix). Segundo a professora, esse intercâmbio serve para promover o maior interesse nos alunos no teatro e também a integração entre o EAVA Fênix e os alunos da escola municipal. "São duas vivências diferentes. Isso aprimora tanto os dois EAVAS, como os alunos". - comenta Erika.
Alunos da UIM Marinalva Soares Guimarães. Atrás: João Victhor Veras, ator do EAVA Fênix

 A HISTÓRIA DE HIPÓLITO EM FASE FINAL DE ENSAIOS

 
João Victhor Veras(Hipólito) e Mylenna Arrais (Afrodite) - cena do ATO II: A Sedução de Afrodite

Como Diretora Geral do Grupo Teatral EAVA Fênix, Erika AV de Almeida ensaia seu terceiro espetáculo que é "A História de Hipólito" que tem previsão para ser estreado agora em dezembro.


Nessa história, que é uma tragédia grega, João Victhor Veras vive Hipólito, um jovem casto que sofre a perseguição da deusa Afrodite, aqui vivida por Mylenna Arrais.

Os atores têm trabalhado bastante a carga dramática. A maioria nunca teve contato com um texto de tragédia grega, e trabalhar o lado
emocional para o "sentir o personagem" da tragédia está forçando os atores a superar seus limites físicos e emocionais.

Deyavilas Dias, que vive o amigo de Hipólito, tem experimentado um personagem diferente dos que ele já fez. 


O ator do EAVA Fênix, Deyavilas Dias (Sequito)  segurando João Victhor Veras(Hipólito) : choro e desespero.
"Sempre fiz personagens cômicos. Hoje tenho a oportunidade de viver um personagem que expõe dor, amargura, tristeza. É uma excelente experiência e está me forçando como ator." - Comenta Deyavilas.
A atriz do EAVA Fênix, Hedra Lima (Fedra): momentos de agonia da personagem.
 Hedra Lima vive duas personagens totalmente opostas em "A História de Hipólito". No ATO I  ela encarna a maliciosa e sádica Éris. No ATO III ela vive a sofrida Fedra. Personagens diferente para forçar dois lados de uma atriz.


           A galera permanece bem concentrada nessa reta final, o roteiro está sempre na mão dos atores nas horas de relaxamento. A responsabilidade com as "falas" é algo que a diretora exige. Como ainda são atores iniciantes, Erika procura sempre mostrar que o ator deve, não só, aprender suas falas, mas as "deixas" e deve conhecer o texto inteiro, para ter uma dimensão de todo o espetáculo e uma visão do que é o seu personagem dentro "daquilo" tudo.

"Erika é muito textocentrista e os atores acabam por herdar isso. O improviso é algo que se procura evitar ao máximo." - Comenta o sonoplasta do grupo, Kaíque Viana.


A rotina dos ensaios é essa:

Primeiro: os atores aquecem suas vozes, repassando seu texto individualmente. Cada um procura trabalhar a tonalidade de sua voz para que fique acessível ao público.


Segundo: vem o alongamento cênico. Cada qual, em seu tempo, em seu ritmo e com base em uma música colocada pela diretora, vai trabalhando seu corpo. Depois o trabalho vai para as duplas, que têm que interagir no ritmo da música e induzindo seu companheiro a um ritmo.
O ator do EAVA Fênix, Lucas Furtado, fazendo seu alongamento individual
 
O ator do EAVA Fênix, João Victhor Veras, fazendo seu alongamento individual

 
Os atores do EAVA Fênix, Lucas Furtado e Hedra Lima, fazendo o trabalho em duplas.
 
Os atores do EAVA Fênix realizando seus alongamentos em duplas.
Terceiro: a concentração para que os atores possam "entrar" em seus personagens. Eles elaboram cada gesto, cada olhar, cada movimento do personagem.
Os atores do EAVA Fênix em seu trabalho de elaboração de personagens,
 Quarto: o ensaio propriamente dito.
 
Ensaio do ATO I: confronto entre Afrodite e Artemis por causa de Hipólito.



A GALERA NOVA ESTÁ DANDO UM SHOW

 
Virna Rodrigues e Victória Rolim: 1º ensaio das novatas que viverão as graças Agaia e Tália.

         Como os antigos atores estão com problemas de horários, quase todo o elenco foi modificado e a galera novata vem com "sangue no olho" para mostrar talento.
 Lucas Furtado (Zeus), Maraya Monteiro (Hera) e Thiago Rayllan Soares (Posseidon)
        "É complicado mudar quase todo o elenco a menos de um mês do espetáculo. Espero conseguir inserir meus novos atores nessa difícil jornada. Conto com o talento deles." - diz a diretora.



O novo elenco ficou assim distribuído:

Zeus - Lucas Furtado

Hera - Maraya Monteiro

Agaia - Virna Rodrigues

Eufrosina - Bia Gaioso

Tália - Victória Rolim

Posseidon - Tiago Rayllan Soares

Hermes - Victor Bonfim

E mais gente nova está vindo por aí.
Os atores do EAVA: assistindo os colegas encenando enquanto aguardam a hora de entrar em cena.

Nenhum comentário :

Postar um comentário