sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Projeto "Teatro na Escola Auxiliando a Leitura " é um sucesso

        

    A UIM Prof. Marinalva Soares Guimarães, uma escola da rede municipal de Caxias encontrou uma nova maneira de fazer com que os alunos passassem a ler mais.

   Fundada em 2013, a escola pertence a uma comunidade carente que foi gerada à partir de uma invasão de terras, hoje conhecido coma como bairro Luísa Queiroz.
   A nova escola recebeu alunos das mais diversas escolas das regiões circunvizinhas. Alunos que vieram com enormes dificuldades, principalmente na escrita e leitura. A maioria transcrevia suas falas. Ex: "O garotu i a minina sao legau" - o que se falava com "u" escrevia-se com "u" o que se
falava com "i" escrevia-se com "i". Sem noções de acentuação e pontuação tanto para ler como para escrever, a dificuldade era enorme.
   Havia também a enorme resistência em ler. Leitura para os alunos era "um bicho horrendo de 20 cabeças".
   A então professora de Língua Portuguesa, Erika A. V. de Almeida, também diretora do Grupo Teatral EAVA Fênix voltou às suas raízes: "Comecei teatro nas aulas de Língua Portuguesa  para incentiva
r os alunos a ler. Quando se lê para apresentar algo, lê-se com mais responsabilidade, porque há o medo do julgamento dos outros. E você lê com prazer, pois está aprendendo o seu 'papel'" - comenta Erika.
    Mais uma vez deu certo. Os alunos tiveram uma melhora percentual de 60%. "Ainda não está perfeito, mas nossa! Não dá pra mudar em 2 anos um costume de 6 anos."
   
 Se melhoraram em leitura, em escrita também houve progresso. "No início as reclamações para produção de dez linhas de texto eram grandes, hoje produzem quarenta linhas sem reclamar, fora o fato de adorarem fazer seus textos dramáticos para apresentar. Gostam mais de produzir texto dramático do que narrativo ou descritivo."
  No ano de 2014 eles encerraram com um espetáculo no dia 06 de dezembro. O sucesso foi grande. Duzentas pessoas lotaram o pequeno auditório da escola para ver os novos talentos se apresentarem. As mães apoiam e gostam de ver os filhos brilharem nos palcos.
    Nesse ano de 2015 há duas apresentações previstas. Uma para agosto e outra para o final do ano.
Erika A. V. de Almeida (Professora de Língua Portuguesa) e os alunos do projeto.


Nenhum comentário :

Postar um comentário