terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

EAVA FÊNIX - NOTÍCIA EM TODO O MARANHÃO.

Grupo Teatral EAVA Fênix foi notícia no Jornal "O ESTADO DO MARANHÃO" da quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011. Confira NA ÍNTEGRA o que falou o jornal:CAXIAS - A população caxiense está se rendendo ao teatro. Desde o surgimento do Grupo Teatral EAVA Fênix, o público da cidade tem sempre uma opção diferente de lazer, por meio de apresentações artísticas.O grupo existe desde 1998. Após um período de intervalo, ele foi reativado em 2004, apresentando-se profissionalmente desde então, criando roteiros autorais e fazendo adaptações de textos clássicos do teatro.Com a direção da professora Erika Almeida, o EAVA Fênix está se destacando com a montagem de comédias e peças dramáticas.A primeira peça "Uma outra barca do inferno" atingiu grande público que lotou o auditório da UEMA.Daí em diante o grupo começou uma série de espetáculos com peças próprias e adaptadas.Mas desde a apresentação de "Maria, Simplesmente Maria" em 2009 o EAVA Fênix ganhou de vez as graças da platéia e se tornou o maior grupo de teatro da cidade.O cenário da peça escrita por Erika Almeida remonta um famoso Café Society carioca de 1890 e trata, basicamente, da formação do povo brasileiro e a força da mulher na sociedade.O espetáculo aborda ainda assuntos relacionados à época, como economia, política e racismo."Tratamos de racismo nesse espetáculo que é traçado mais ou menos na época da libertação dos escravos. A gente faz esse aparato e ainda bota comédia no meio do drama central que é a disputa de Juan Galhard e Joaquin Martínez pela espanhola Maria Padilha", detalhou Erika.
São quatro horas de espetáculo, no qual 50 atores apresentam um drama que conta a história de quatro mulheres cujo destino as une em um só lugar. Para contar a história, a peça mistura a encenação com a dança, com apresentações de números de tango e dança africana.OUTROS PALCOS - Sucesso de público em cada apresentação, "Maria, Simplesmente Maria" já está conquistando também platéias de outras cidades. Ano passado, o espetáculo foi convidado para uma apresentação em Teresina, no Piauí. "Recebemos um convite muito especial para apresentar a peça na capital piauiense, mas como ainda estamos amadurecendo o espetáculo, preferimos adiar essa apresentação. Assim os atores terão mais tempo para outras cidades com muito mais qualidade", disse Erika Almeida.Recentemente o grupo fez a última apresentação da peça "Maria, Simplesmente Maria", no auditório do CESC/UEMA. Agora, já se preparando para uma turnê no Maranhão e em outros estados. A primeira apresentação será em Teresina, em abril.
INÍCIO - De acordo com a diretora do grupo, o projeto teatral teve início com aulas no extinto Colégio Caxiense.
"Eu era professora de Português e comecei a estimular os alunos a fazerem peças teatrais para desenvolver a linguagem. Depois me apaixonei por essa arte e percebi que havia muitas pessoas talentosas na turma. Resolvi fundar um grupo específico de teatro e a ideia deu certo", contou Erika.
No início, o EAVA enfrentou dificuldades, principalmente pela falta de patrocínio. O momento de consagração, segundo a diretora, veio com a montagem de "Maria, Simplesmente Maria" e de sua apresentação na UEMA dia 29 de janeiro desse ano.
Quando a peça terminou, os atores foram ovacionados pelo público."Aquele momento foi marcante porque mesmo depois de quatro horas de peça, as pessoas continuavam ali e nos aplaudiram de pé. A emoção tomou conta de todo o elenco.", disse.Na avaliação de Erika Almeida, o ano de 2010 foi de amadurecimento profissional e muito trabalho para a preparação de espetáculos mais criativos com um texto mais elaborado.Este ano, o grupo pretende dar continuidade às atividades realizados no ano passado e iniciar uma turnê por outras cidades maranhenses e outros estados."Este ano queremos e vamos viajar. Levaremos a peça para outras cidades e a primeira apresentação será em Teresina, razão pela qual estamos ansiosos." ressaltou a diretora."O Grupo está ensaiando dia e noite para mostrar o melhor do teatro caxiense. No fim do ano iremos descansar um pouco para em 2012 apresentarmos um novo espetáculo". Finalizou Erika AlmeidaFICHA TÉCNICA DO GRUPO
Direção Geral: Erika A. V. de Almeida
Vice-Direção: Luana Andrade

Direção de Elenco: Michael Algarves
Produção de Áudio: Erika A. V. de Almeida
Sonoplastia: João Vichor Almeida e Luana Andrade

Coreografia: Erika A. V. de Almeida
Figurino: Erika A. V. de Almeida

Cenografia: Erika A. V. de Almeida, Evandro Damasceno Júnior, Joerlan Vieira, Luana Andrade

ESPETÁCULOS APRESENTADOS:
2004 - "A bruxinha que era boa" de Maria Clara Machado

2004 - "Uma outra barca do inferno" de Erika A. V. de Almeida
Adaptação de "O auto da barca do inferno" de Gil Vicente
2005 - "A esquina na vida" de Elizeu Arruda (escritor caxiense)
2005 - "A história de Hipólito" - de Erika A. V. de Almeida
Inspirada em "Hipólito" de Eurípedes (Tragédia Grega)

2006 e 2008 - "Bahia de todos os Ritmos e todas as Crenças" - de Erika A. V. de Almeida
Inspirada em "Tendas dos Molagres" de Jorge Amado
2009 e 2011 - "Maria, Simplesmente Maria" de Erika A. V. de Almeida
ELENCO DE "Maria, Simplesmente Maria"

Maria Padilha - Erika A. V. de Almeida
Marie François - Lesllié Lima
Maria Molambo - Lutilla Holanda

Maria Ana - Kerlen Pinto
Joaquin Martínez - Evandro Damasceno Júnior
Juan Galhard - Maxwel Araújo


Com: Bruno Lima, Bruna Lima, Caio Monteiro, Camila Sarapião, Clyfisson Barbos
a, Daniel Coelho, Deyavilas Dias, Ed Lawson Assunção,Ellen Santiago, Gustavo Lebre, Glaydson Rangell, Joerlan Vieira, Karla Assunção, Luana Andrade, Lucas Marinho, Luann Monteiro, Maria Helena Moraes, Manoel Paulino Júnior, Marcele Brito, Marconi Feitosa, Rayane Mota e grande elenco.

3 comentários :

  1. Enquanto 1 coluna "fuleira" de UM ÚNICO jornaleco da cidade fala mal, TODAS as TVS falaram bem e os apresentadores como Soraya da Band assistiram e elogiaram o espetáculo no ar. Para completar a fama, o Jornal o Estado do Maranhão vai até sua casa lhe entrevistar e te consagra no ESTADO INTEIRO. O que parece? Ora, o que está visível para todos nós. Eles dão R$ 10,00 para assistir o espetáculo só para falar mal... INVEJA! INVEJA! INVEJA! Nós não damos nem R$ 0,50 para assistir o que eles produzem pq verdadeiramente NÃO gostamos. Mas essa insistência deles conosco está claro e TODOS que conversamos responde só o mesmo: INVEJA, BAIXARIA, IDIOTICE.
    Vc é 10 EAVA Fênix.
    Entenda isso.

    ResponderExcluir
  2. Vamos rezar para tudo dar certo em Teresina.
    Deixe que falem.
    Vamos trabalhar.
    Aqui é a Lu atualizando o blog de meus amigos BJS.
    Me visite.
    Roubei sua matéria.

    ResponderExcluir
  3. “Semana do Catullo” de 04 à 11 de outubro de 2012.

    Evento Nacional com Ações Culturais Obra de Catullo da Paixão Cearense.
    A Obra de Catullo abrange Música, Literatura, Teatro e Cinema possibilitando inclusive Espetáculos de Artes Integradas.
    Para receber material Biográfico e Literário de Catullo da Paixão Cearense, bem como textos que podem servir de base a produção de espetáculos, saraus, recitais, peças teatrais, musicais..., envie email de confirmação ao evento para:
    semanadocatullo@gmail.com




    Justificativa e Relevância Cultural

    Catullo da Paixão Cearense, foi o civilizador do Violão, instrumento altamente rejeitado, nos lares mais modestos, Catullo, o introduziu nos salões nobres, mudando definitivamente a história da Musica Popular Brasileira.
    Autor do Primeiro Chôro a ser Gravado ( Flôr Amorosa), Precursor do Modernismo, criador de um estilo literário genuinamente brasileiro.
    Foi considerado um cantor único e completo, recebeu críticas extremamente favoráveis, tanto no que diz respeito ao seu timbre , quanto a dicção, bem como interpretação e repertório.
    Como organizador e poeta reuniu coleções de Lundus, modinhas e cançonetas ( incluindo diversos poemas de sua autoria), que além de raríssimo registro histórico, foram a delícia de gerações.
    Poeta de um estro único e de uma capacidade filosófica rara, atingiu com a mesma intensidade o mais modesto cidadão e a elite intelectual; seus livros foram um sucesso após outro e Catullo crescia em popularidade .
    Escreveu ,ao todo, 26 Obras; Cantou o Sertão, o Amor à Mulher, a Natureza.
    Como Professor, desenvolveu um método de alfabetização, com o qual teve êxito em sua empresa, de alfabetizar adultos e jovens; atirava aos alunos letras coloridas e recortadas em papel cartão, o que tornava a aula lúdica e atrativa.
    Compôs centenas de letras, dentre elas: Luar do Sertão, Ontem ao Luar, Cabôca D’icaxangá, Flor de Maracujá, Vai Oh meu Amor ao campo Santo! ...
    Traduziu clássicos da literatura francesa, espanhola com uma fidelidade que impressionava os próprios autores como por exemplo: Salvador Rueda.
    Catullo o maior Poeta do Brasil, e o mais Brasileiro dos Poetas, recebeu todas as glórias em vida; a Obra de Catullo ficou durante muitos anos fora do mercado editorial, fato que privou as gerações mais recentes de conhecê-la.
    Devido a relevância Cultural da Obra de Catullo da Paixão Cearense, O Resgate que será o resultado desta Adesão será, sem dúvida, um grande feito pela preservação e valorização da cultura nacional e de uma obra riquíssima em imagens, filosofia e beleza.
    semanadocatullo@gmail.com

    ResponderExcluir