sexta-feira, 1 de abril de 2016

Conheça as motivações dos personagens de JOÃO BATISTA & SALOMÉ

prepara os últimos retoques para 
Calbi Viana (Herodes Antipas), Brenda Bezerra (Salomé), João Victhor Veras (João Batista) e Maraya Monteiro (Herodíades)
JOÃO BATISTA
João Victhor Veras como João Batista

Protagonista do espetáculo, o precursor do prometido Messias, Jesus Cristo. O próprio nome JOÃO significa "Deus é propício" e o apelidaram depois de Batista pelo fato dele pregar o batismo como ritual de conversão judaico (hoje adotado pelo catolicismo).
"É de estranhar  a visão de João Batista mais parecido com um 'homem das cavernas', além de bem magro. Mas estudando tudo o que podia sobre o João Batista para compô-lo interna e externamente, soube que aos 14 anos ele passou a receber educação nazarita (dentro de Torá é um termo que designa uma pessoa que faz um voto de estar a serviço de Deus por tempo determinado ou por toda a vida. A marca mais comum dos nazaritas era o uso dos cabelos não cortados e a abstinência do consumo de vinho ou qualquer tipo de bebida com teor de embriaguez). Outro ponto que observei nos meus estudos foi que João Batista tornou-se um homem do deserto. Trajava vestes simples, couros de animais que encontrava já sem vida, dessa pele também fazia seu calçado, amarrado a cordas, usava cordas e couro como cinto. Alimentava-se de ervas,
gafanhotos e mel silvestre. Como um homem que só se alimenta disso pode ter um corpo igual a de outro que se alimenta normalmente? Se eu quiser fidelidade às escrituras, João Batista era como meu personagem está." - Diz Erika Almeida, diretora do Grupo Teatral EAVA Fênix e escritora da peça.
No espetáculo a vida de João Batista antes dele se tornar profeta é levada em conta, como o fato dele ter circulado em alguns ambientes que Herodíades circulava, afinal, viviam na mesma cidade. E temos um personagem mais "homem", que pode ser tentado a pecar, que sofre com as maldades de Herodíades e que se irrita diante dos pecados graves cometidos dentro do palácio. "O lado humano de João Batista será levado em conta nesse espetáculo" - completa a diretora.


HERODES
Calbi Kaique Viana como Herodes Antipas

Muitos confundem a história dos "Herodes". O Herodes que mandou matar o primogênitos por temer que Jesus lhe tomasse o trono foi Herodes - O Grande - pai de Herodes Arquelau, Herodes Antipas, Herodes Felipe e outros. Herodes O Grande tinha uma vida conturbada e um ciúme assassino de seu trono, tanto que mandou matar sua esposa favorita Mariamne e seus dois filhos por suspeitar que tramavam para lhe usurpar o trono. Ele mandava executar qualquer possível rival, daí o ato macabro de sacrificar crianças para dar fim ao "Messias que lhe seria Rei da Judeia" . 
Com a morte de Herodes O Grande, Roma decretou que Herodes Arquelau sucedesse seu pai como governante da Judéia e que os outros dois filhos se tornassem príncipes ou tetrarcas: Herodes Antipas da Galiléia e da Peréia; Herodes Felipe da Itúria e Traconítis. Porém Herodes Arquelau não agradou como governador, sendo substituído posteriormente por Pôncio Pilatos, enquanto Herodes Antipas e Herodes Felipe continuaram comandando suas regiões, mas obedecendo o poder de Pôncio Pilatos.
Esclarecendo isso, HERODES ANTIPAS é o rei do espetáculo JOÃO BATISTA & SALOMÉ. É descrito como um homem frívolo, menos cruel que seu pai, mas não deixa de ser cruel, contudo sua história se cruza com a de dois grandes homens: João Batista (a quem manda decapitar) e Jesus Cristo, da célebre frase da Paixão de Cristo "de Herodes a Pilatos", onde ele julga Nosso Senhor Jesus Cristo.
No espetáculo temos um Herodes como o da época: ganancioso, preocupado em como suas decisões deixarão sua imagem perante Roma, um rei que abriga em seu palácio pessoas de diversas partes do mundo, que assim como Roma, cobiça as riquezas e a cultura egípcia.


HERODÍADES
(ou Herodías)

Maraya Monteiro como Herodíades

Neta de Herodes, o Grande, irmã de Herodes Agripa I. Filha de Berenice e Aristóbulo IV (filho de Herodes). Casada com Herodes Felipe com quem teve uma filha (Salomé), abandona o marido para unir-se ao outro tio Herodes Antipas. A união foi condenada por João Batista que a acusa de incesto. 
No espetáculo Herodíades está "a maldade em pessoa", não medindo esforços para matar João Batista, passando por cima de qualquer pessoa que atravesse seu caminho. "A cada cena suas perversidades aumentam, transformando-a em uma vilã maravilhosa. Quero que o público odeie Herodíades" - Comenta Erika Almeida.

SALOMÉ
Brenda Bezerra como Salomé


Pouco há sobre Salomé. Sabe-se somente que é bisneta de Herodes, O Grande, filha de Herodes Felipe e Herodíades. Foi criada no palácio de sei tio de Herodes Antipas. No novo
testamento ela é apontada como responsável pela execução de João Batista. Nos relatos de Matheus 14:1-11 e Marcos 6:17-28, que possuem relatos parecidos, elas falam de uma festa no palácio de Herodes Antipas onde este, já embriagado, pede a Salomé para que dance a ele e oferece a ela tudo que ela quiser naquela noite caso ela faça o que ele pede. Salomé, orientada pela mãe, dança para Herodes Antipas e depois pede a cabeça de João Batista.
"Como havia pouco a ser dito sobre Salomé interagindo com João Batista, tive que criar o melodrama envolvendo os dois para dar sentindo a história. Queria que o fato dela pedir a cabeça de João fosse mais forte do que só a raiva da mãe. Tinha que partir dela também. Espero que o público goste". - Fala Erika Almeida que ainda acrescenta: "Está um pouco irreverente. Não poderia ser diferente vindo de mim."
No texto de Erika Almeida há outros conflitos e outras denúncias sociais, como o fato da violência contra a mulher que já vem daquela época e dura até os dias atuais. Como haverá cenas fortes ela aumentou a classificação indicativa para 16 anos.
Agora é aguardar para conferir.

Nenhum comentário :

Postar um comentário